Os adenoides , ou as amígdalas de Luschka , quando hipertrofiados, são a causa mais frequente de obstrução nasal na criança. O seu aumento e infecção provocam rinorreia anterior e posterior amarelo esverdiada podendo provocar alterações de audição.
Amigdalite
A amigdalite é uma infecção das amígdalas provocada por agentes bacterianos ou virais. É uma patologia muito frequente nas crianças. A mais frequente é a amigdalite das amígdalas palatinas, podendo também afectar as amígdalas linguais.
Desvio do septo nasal
O septo nasal é a estrutura que divide por dentro as duas fossas nasais. Quando, por algum motivo, o septo não está centrado, torna-se um obstáculo para a passagem de ar, dificultando a respiração.
Faringite
A faringite, como o próprio nome indica, é uma infeção da mucosa da faringe. Pode ser de causa bacteriana ou viral.
Otite serosa
A otite serosa consiste na persistência de um liquido seroso no ouvido médio. As causas mais frequentes desta situação são: hipertrofia dos adenoides, problemas alérgicos, persistência de uma otite média aguda. É uma patologia que não provoca dor sendo as queixas mais frequentes o referir que não ouvem, aumentar o som da televisão e os familiars referirem que é uma criança muito distraída.
Rinite
Por rinite entende-se a irritação e inflamação crónica ou aguda da mucosa nasal. Esta doença pode ser causada por vírus ou por bactérias, embora se manifeste com mais frequência devido a alergias, ou por reacção ao pó ou ao fumo, por exemplo.
Roncopatia (ressonar)
A roncopatia ou ressonar é o som alto que se produz, durante o sono, e que é devido a uma obstrução das vias aérias superiores (nariz, orofaringe, hipofaringe). É uma situação que não incomoda o próprio mas sim o seu acompanhante. Pode ser devido a várias causas: excesso de peso, desvios do septo nasal, palato mole aumentado, hipertrofia das amígdalas palatinas e ou linguais, queda da língua, etc. Uma ortoapneia pode ocorrer quando a pessoa está deitada e provoca dificuldades respiratórias.
Sinusite
A sinusite, ou rinosinusite, é uma inflamação da mucosa nasal e dos seios perinasais. Pode ser aguda ou crónica. Os sintomas clássicos são as cefaleias, rinorreia anterior e/ou posterior e febre.
Síndrome de apneia do sono
É uma patologia que surge nos dois sexos sendo mais frequente no masculino e a partir dos 40 anos de idade. Pode também surgir na criança e no adolescente. Resulta de paragens respiratórias (apneia). Os sintomas mais frequentes são o ressonar, acordar cansado, acordar de noite, sonolência excessiva diurnal, etc. Na criança é costume ser referido pelos pais como tendo um sono muito agitado.